Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas em 2015, define as prioridades e aspirações do desenvolvimento sustentável global para 2030 e procura mobilizar esforços globais à volta de um conjunto de objetivos e metas comuns.

São 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que representam um apelo urgente à ação de todos os países – desenvolvidos e em desenvolvimento – para uma parceria global. Os ODS reconhecem que a erradicação da pobreza e outras privações devem ser acompanhadas de estratégias que melhorem a saúde e a educação, reduzam a desigualdade e estimulem o crescimento económico – ao mesmo tempo que combatem as alterações climáticas e preservam os ecossistemas.

Os ODS definem as prioridades e aspirações globais para 2030 em áreas que afetam a qualidade de vida de todos os cidadãos do mundo e daqueles que ainda estão para vir. Podemos identificar grandes áreas gerais:

Pessoas– referente à erradicação da pobreza e da fome, da promoção da dignidade e da igualdade;

Planeta – incidindo sobre o consumo e a produção sustentáveis, o combate às alterações climáticas e à gestão dos recursos naturais;

Prosperidade – no que diz respeito à realização pessoal, ao progresso económico e social;

Paz – para promoção de sociedades pacíficas, justas e inclusivas, livres do medo e da violência;

Parcerias – relativamente à integração transversal, à interconexão e à mobilização conjunta em prol dos mais vulneráveis.

O Pacto Global das Nações Unidas  (UN Global Compact)

É uma iniciativa que pretende mobilizar um movimento global de empresas sustentáveis e de partes interessadas para criar um mundo melhor. Apela às empresas para:

  • atuarem com responsabilidade, alinhando as suas estratégias e operações com os 10 Princípios do Pacto Global, sobre direitos humanos, direitos laborais, ambiente e anticorrupção; e
  • comprometerem-se com a concretização de objetivos societais mais amplos, tais como os ODS, com ênfase em ações de colaboração e na inovação.

ODS nas Empresas

Enquanto motor do crescimento económico, do emprego e como fonte de tecnologia e inovação, o setor empresarial tem um papel crítico a desempenhar e um interesse próprio em contribuir para alcançar os ODS, que constituem uma oportunidade para as empresas melhorarem ações e projetos estratégicos existentes e implementarem novas ações e projetos com vista a contribuir para as metas nacionais e mundiais.

As empresas podem utilizar os ODS enquanto enquadramento global para moldar, orientar, comunicar e relatar as suas estratégias, objetivos e atividades, permitindo-lhes capitalizar um leque de benefícios tais como:

  • Identificar futuras oportunidades de negócio, em mercados em crescimento e que poderão beneficiar de soluções inovadoras;
  • Aumentar o valor da sustentabilidade corporativa através dos incentivos económicos a uma mais eficiente utilização de recursos e internalização das externalidades;
  • Fortalecer as relações com os stakeholders e acompanhar o ritmo do desenvolvimento das políticas públicas, antecipando a gestão de riscos legais e de reputação;
  • Estabilizar sociedades e mercados, salvaguardando o sucesso dos negócios em sociedades pujantes, com mercados regulamentados, sistemas financeiros transparentes e instituições não corruptas e eficientemente geridas;
  • Utilizar a mesma linguagem e um propósito comum para uma comunicação mais eficaz com os stakeholders a respeito dos seus impactes e desempenhos.

Casos de Estudo

Empresas associadas do BCSD Portugal veem nos ODS uma oportunidade para fazer a diferença.
Conheça alguns exemplos em www.ods.pt

Recursos

O BCSD Portugal e os seus parceiros disponibilizam ferramentas que ajudam as organizações a identificar prioridades e a implementar ações concretas e mensuráveis que contribuam para incorporar e alcançar os ODS nas empresas.

SDG Compass apresenta cinco passos que ajudam as empresas a maximizar a sua contribuição para os ODS, que assentam no reconhecimento da responsabilidade de todas as empresas em cumprir a legislação relevante, respeitar os padrões internacionais e abordar, de forma prioritária, todos os impactos negativos sobre os direitos humanos.

O Guia para os ODS nas empresas tem o objetivo de destacar o papel fundamental que as empresas desempenham na concretização dos ODS, apresenta o modo como as empresas podem envolver-se e os principais passos que devem tomar para começar a estar em consonância com a agenda.

O Guia do CEO sobre Direitos Humanos pretende que os líderes de empresas se comprometam com o respeito pelos direitos humanos. Ao abordar proativamente os direitos humanos, as empresas têm o potencial de derrubar barreiras significativas ao desenvolvimento e impactar positivamente a vida de milhões de pessoas vulneráveis no mundo.

Consulte abaixo publicações, ferramentas e outros recursos de referência: