Portal “Sustainable finance” do BCSD Portugal premiado na 11ª edição dos Euronext Lisbon Awards
21 Jan 2022

O site sustainablefinance.pt acaba de ser reconhecido com o prémio Euronext Lisbon Awards, na categoria “Sustainable finance”, que distingue a iniciativa que revele maior impacto positivo em matérias ambientais, sociais ou de governo da sociedade.

A plataforma do BCSD Portugal pretende ser um espaço dedicado a fomentar o conhecimento e a promoção das finanças sustentáveis, para conseguir acelerar o ecossistema adequado à implementação de práticas de economia verde. Estava nomeada ao lado da AEM: Newsletter Sustainable Knowledge, do CIDP: I Jornadas do Investimento Sustentável e da VdA & NOVA SBE: Programa Intensivo em Sustainable Finance.

O site já existia, mas foi objeto de uma reestruturação e atualização profundas no final do ano passado, no âmbito do grupo de trabalho de Sustainable finance do BCSD Portugal, tendo esse esforço sido apenas possível graças ao patrocínio da Altri, Crédito Agrícola, EDP e Millennium bcp e ao apoio da PwC.

Para além de dar a conhecer os últimos desenvolvimentos em matéria de finanças sustentáveis, casos de estudo e outros recursos, um dos destaques da atualização do site é um motor de pesquisa de oportunidades de financiamento e produtos financeiros. A plataforma conta ainda com casos de estudo práticos de empresas portuguesas como EDP e Millennium bcp na temática das finanças sustentáveis.

“O site funciona como um one-stop-shop no qual as empresas poderão acompanhar os últimos desenvolvimentos em Portugal e União Europeia, o que é particularmente relevante no contexto da implementação da Taxonomia Europeia. Em especial, as empresas poderão identificar oportunidades de financiamento dos seus investimentos e modelos de negócio, quer instrumentos de dívida, quer instrumentos de capitalização e incentivos.”, explica João Meneses, Secretário-Geral do BCSD Portugal. “No que respeita aos incentivos, acabamos de entrar numa década em que os fundos europeus não só irão bater valores recorde, beneficiando Portugal de mais de 60 mil milhões de euros, como estão cada vez mais orientados para a agenda da sustentabilidade.”, acrescenta.

Segundo António Vieira, Manager da área de Sustentabilidade e Alterações Climáticas da PwC , “o financiamento sustentável tem um papel central na descarbonização das nossas sociedades e na transição para uma cultura ESG. O trabalho que efetuamos em conjunto com o BCSD Portugal no desenvolvimento do website de Sustainable Finance contribui para a disseminação de conhecimento neste tema e para o desenvolvimento de políticas e instrumentos de financiamento à economia verde. É com enorme espírito de missão que apoiamos esta e outras iniciativas que promovem uma mudança de paradigma no setor financeiro e empresarial.”.

Criados em 2011, os Euronext Lisbon Awards distinguem emitentes, intermediários financeiros, e outras instituições e pessoas que, no ano anterior à atribuição, se destacaram no mercado de capitais. Os Euronext Lisbon Awards são atribuídos com o apoio de um júri, composto pelos membros do PSI 20 Committee.

Para mais informações:

WebsiteSustainable finance”: www.sustainablefinance.pt

Partilhe este artigo

Links relacionados

+ Notícias

Vaga Event Manager (Freelancer)

Vaga Event Manager (Freelancer)

Data de início prevista:  1 de junho. Prazo para candidaturas: O recrutamento para esta posição é ongoing. Analisaremos as candidaturas à medida que as recebamos. Encorajamos os candidatos a...

read more

WBCSD Liaison Delegate Meeting 2022

Enquadramento À medida que as pressões ambientais e as tensões sociais se espalharam por todo o mundo, as expectativas dos mercados capitais e da contabilidade das empresas para apresentar soluções...

read more

Leia as notícias online. Por um desenvolvimento sustentável.