PRÉMIO ALFREDO DA SILVA

Candidaturas abertas até 16 de maio

 

Pelo terceiro ano consecutivo, o BCSD Portugal junta-se à Fundação Amélia de Mello, à COTEC e à Universidade NOVA de Lisboa para o lançamento e atribuição dos Prémios Alfredo da Silva, no montante de 25.000 euros cada, para distinguir e apoiar a realização de projetos de investigação científica avançada nos seguintes domínios:

  • Sustentabilidade e empreendedorismo;
  • Inovação tecnológica, mobilidade e indústria;
  • Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde.

 

O BCSD Portugal promove o prémio no domínio da sustentabilidade e do empreendedorismo que visa distinguir projetos de investigação originais a desenvolver por investigadores integrados em instituições portuguesas ou que desenvolvam os seus projetos se estiverem baseados em Portugal;

Este prémio contemplará projetos de investigação com potencial para darem um contributo relevante para a agenda da sustentabilidade, nomeadamente, para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 das Nações Unidas, em âmbito lato, contemplando várias áreas científicas, nomeadamente a sustentabilidade social, económica e política.

Os temas das áreas podem incidir sobre a sustentabilidade social, económica e ambiental ou sobre a análise histórica e visão para o futuro.

Os restantes prémios, são atribuídos pela COTEC, no âmbito da Inovação Tecnológica, Mobilidade e Indústria e pela Universidade NOVA de Lisboa, no domínio da Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde.

 

Composição do Júri:

  • Ana Casaca, Global Head of Innovation Galp
  • Filipe Santos, Dean Católica-Lisbon
  • João Wengorovius Meneses, Secretário-Geral do BCSD Portugal
  • Madalena Freire de Andrade, Membro Executivo do Conselho de Administração na Sinvepart SGPS
  • Margarida Couto, Sócia sénior da Vieira de Almeida Associados e Presidente do GRACE

Submeta a sua candidatura aqui

Para submeter a candidatura do seu projeto, consulte o regulamento do prémio e preencha o documento de candidatura. Para concluir a candidatura, deve carregar o documento no formulário de contacto. Por favor, na “Mensagem”, indique  o assunto – Prémio Alfredo da Silva.

Equipa e o projeto vencedor 2022

Equipa liderada pelo Doutor Diogo Alves da Mota Alexandrino, investigador do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (Universidade do Porto).

Projeto: “XENOHYBRID – Tecnologia híbrida de tratamento de águas para a mitigação de poluição causada por contaminantes emergentes”.

Equipa e o projeto vencedor 2021

Equipa liderada pela Doutora Maria Paula Mendes, membro da unidade de investigação CERIS – Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability do IST-ID, Associação do Instituto Superior Técnico para a Inovação e Desenvolvimento.

Projeto: “ReDuCe – Uso de resíduos de máscaras descartáveis em compósitos com diversas formulações”.