Protocolo de Colaboração com Ministério da Educação e Ciência
11 Mai 2015

O evento “Competências críticas para o capital humano em 2020” foi também a ocasião para assinar um protocolo de colaboração entre o BCSD Portugal e o Ministério da Educação e Ciência. O protocolo concretiza um maior envolvimento das empresas membros do BCSD Portugal no desenho curricular dos cursos do ensino vocacional e na formação em contexto de trabalho. É também uma manifestação de interesse e disponibilidade dos membros do BCSD Portugal na promoção do desenvolvimento conjunto de cursos vocacionais.

Com a execução deste protocolo respondemos à necessidade de alinhar a formação dos nossos jovens candidatos a emprego aos perfis de competências que as empresas realmente procuram. Através desta iniciativa, muito mais organizações terão conhecimento das oportunidades existentes, no âmbito dos cursos de ensino secundário vocacional, para parcerias entre escolas e empresas”, resumiu Luis Serrano, Country Manager da Solvay para Portugal e Espanha e Presidente da Direção do BCSD Portugal.

O Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, tem acompanhado o desenrolar da AÇÃO 1 ao longo deste ano de trabalho, e acompanhou com muito interesse todo o evento. Uma das mensagens que Nuno Crato deixou prende-se com a necessidade do ensino profissionalizante vir a fornecer entrada direta no mundo de trabalho. “É consensual que precisamos de técnicos intermédios profissionais. Se o BCSD Portugal está disponível para colaborar com o Ministério nas áreas identificadas pelo estudo, nós estamos disponíveis para criar os cursos convosco”, afirmou o Ministro da Educação e Ciência.

Nuno Crato considera que os cursos profissionais muito dirigidos às necessidades das empresas são positivos no aumento da empregabilidade imediata, mas é igualmente importante reorientar a carreira e apostar em formação continuada. Neste campo, as disciplinas de base como o português, a matemática, a história ou a filosofia, vão continuar a ser fundamentais em qualquer currículo educativo.

Fotografias do evento | Multimédia

Partilhe este artigo

Links relacionados

+ Notícias

BCSD Portugal lança Guia do CEO para a Bioeconomia Circular

BCSD Portugal lança Guia do CEO para a Bioeconomia Circular

O BCSD Portugal lançou o Guia do CEO para a Bioeconomia Circular, que visa dar aos líderes empresariais uma compreensão do conceito e das oportunidades que a Bioeconomia Circular tem para oferecer ao setor privado. O reconhecimento de que o capital natural é finito obriga hoje as empresas a uma enorme e rápida adaptação das suas atividades e operação da cadeia de valor, no sentido de incorporar os princípios da Bioeconomia Circular.

read more
BCSD Portugal junta-se à iniciativa mundial Call on Carbon

BCSD Portugal junta-se à iniciativa mundial Call on Carbon

Foi lançada hoje a Call on Carbon, uma iniciativa global conjunta Climate Leadership Coalition, Haga Initiative e Skift Business Climate Leaders da qual o BCSD Portugal é parceiro e signatário, a par do Corporate Leaders Group Europe e da CER – Sustainable Business Network, com o objetivo de aumentar os investimentos climáticos e a tarifação do carbono.

read more

Leia as notícias online. Por um desenvolvimento sustentável.