Richard Baron da OCDE orador no seminário Meet 2030
9 Mai 2017

Richard Baron, team leader da área de mitigação das alterações climáticas da direção de ambiente da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), vai ser orador do seminário “Energia, clima e crescimento económico: oportunidades de negócio para Portugal”, organizado pelo BCSD no âmbito do projeto Meet 2030. Por videoconferência, Richard Baron vai abordar as conclusões do “Investing in growth, investing in climate”, o mais recente relatório que a OCDE preparou para o G20, assim como temas como a relação entre as alterações climáticas e o crescimento económico e a criação de emprego e a gestão da transição para a economia de baixo carbono de diferentes países.

Na OCDE, Richard Baron gere também a mesa redonda do desenvolvimento sustentável desde 2013 e organiza um conjunto de discussões público-privadas com vista a acelerar os temas ambientais. Foi co-autor do relatório “Aligning Policies for a Low-Carbon Economy” que juntou a OCDE, a Agência Internacional de Energia, o Fórum Internacional de Transportes e a Agência de Energia Nuclear. É membro do Conselho Económico para o Desenvolvimento Sustentável, grupo de aconselhamento ao ministro francês da ecologia, desenvolvimento sustentável e energia. Antes de 2013, Richard Baron foi responsável pelas alterações climáticas na Agência Internacional de Energia onde trabalhou negociações internacionais, mecanismos do mercado de carbono, competitividade industrial e abordagens setoriais e o papel da eletricidade na descarbonização. Assumiu cargos em institutos de investigação relacionados com energia e clima franceses e americanos. É licenciado em gestão pela Ecole Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales, com especialização em economia teórica e aplicada na DELTA (Paris School of Economics).

No seminário “Energia, clima e crescimento económico: oportunidades de negócio para Portugal” vai ser apresentado parte do trabalho que está a decorrer no âmbito do Meet 2030. O projeto, desenvolvido pelo BCSD em parceria com o Instituto Superior Técnico e com as empresas associadas do BCSD, está a desenvolver cenários para 2030 e a identificar potenciais oportunidades e inovações que possam criar vantagens competitivas para as empresas, de forma a promover um crescimento sustentável da economia. Pedro Faria, diretor técnico do CDP e Akshay Patki da unidade de avaliação estratégica e económica da DG Clima da Comissão Europeia também são oradores do seminário.

Aceite o desafio e venha conhecer o Meet 2030

29 maio 2017 | 15h00-19h00 | Fundação Calouste Gulbenkian | Lisboa

Programa Inscrições | Meet 2030

Partilhe este artigo

Links relacionados

+ Notícias

BCSD Portugal lança Guia do CEO para a Bioeconomia Circular

BCSD Portugal lança Guia do CEO para a Bioeconomia Circular

O BCSD Portugal lançou o Guia do CEO para a Bioeconomia Circular, que visa dar aos líderes empresariais uma compreensão do conceito e das oportunidades que a Bioeconomia Circular tem para oferecer ao setor privado. O reconhecimento de que o capital natural é finito obriga hoje as empresas a uma enorme e rápida adaptação das suas atividades e operação da cadeia de valor, no sentido de incorporar os princípios da Bioeconomia Circular.

read more
BCSD Portugal junta-se à iniciativa mundial Call on Carbon

BCSD Portugal junta-se à iniciativa mundial Call on Carbon

Foi lançada hoje a Call on Carbon, uma iniciativa global conjunta Climate Leadership Coalition, Haga Initiative e Skift Business Climate Leaders da qual o BCSD Portugal é parceiro e signatário, a par do Corporate Leaders Group Europe e da CER – Sustainable Business Network, com o objetivo de aumentar os investimentos climáticos e a tarifação do carbono.

read more

Leia as notícias online. Por um desenvolvimento sustentável.