SDG Compass – Guia para alinhar as estratégias empresariais com os ODS
4 Fev 2016

O SDG Compass é um guia para orientar as ações das empresas no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). A publicação aborda o impacto dos ODS nos negócios e disponibiliza ferramentas e conhecimento que contribuem para posicionar a sustentabilidade na estratégia empresarial.

O guia explora cinco passos que apoiam as empresas a maximizar a sua contribuição para os ODS:

1. Compreender os ODS – familiarização com os ODS e compreensão das oportunidades e responsabilidade que representam para o negócio. Na prática, a resposta a três preguntas: O que são os ODS? Porquê os ODS? Quais as responsabilidades das empresas no âmbito dos ODS?

2. Definir prioridades – definição das prioridades das empresas entre os ODS. Para definir prioridades é necessário mapear a cadeia de valor para identificar as áreas de maior impacto da empresa, selecionar os indicadores a monitorizar e recolher informação.

3. Definir objetivos – definição de objetivos para as prioridades definidas. Definir o ponto de partida e os tipos de metas a atingir, definir o nível de ambição e comunicar o compromisso da empresa com os ODS.

4. Integrar – integração dos objetivos e metas, de forma transversal, na atividade da empresa. Integrar metas de sustentabilidade na estratégia da empresa, integrar a sustentabilidade em todos os níveis e funções da empresa e participar em parcerias.

5. Reporte e comunicação – reporte e comunicação do progresso das atividades desenvolvidas no âmbito dos ODS.

O SDG Compass resulta da parceria entre World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), Global Reporting Initiative (GRI) e Global Compact das Nações Unidas.

Os objetivos de desenvolvimento sustentável vieram substituir os objetivos de desenvolvimento do milénio, passando a representar as prioridades de desenvolvimento global entre 2015 e 2030. São 17 os objetivos de desenvolvimento sustentável e estão a definir a agenda de desenvolvimento da sociedade, ao mesmo tempo que oferecem a oportunidade de as empresas demonstrarem como contribuem para a execução da agenda de desenvolvimento sustentável, minimizando impactes negativos e maximizando os impactes positivos para as pessoas e o planeta. Recentemente Mark Didden, Manager, Redefining Value do WBCSD esteve em Lisboa, a convite do BCSD, a apresentar o SDG Compass.

SDG Compass | SDG Compass (Sumário Executivo)

Partilhe este artigo

Links relacionados

+ Notícias

BCSD Portugal lança Guia do CEO para a Bioeconomia Circular

BCSD Portugal lança Guia do CEO para a Bioeconomia Circular

O BCSD Portugal lançou o Guia do CEO para a Bioeconomia Circular, que visa dar aos líderes empresariais uma compreensão do conceito e das oportunidades que a Bioeconomia Circular tem para oferecer ao setor privado. O reconhecimento de que o capital natural é finito obriga hoje as empresas a uma enorme e rápida adaptação das suas atividades e operação da cadeia de valor, no sentido de incorporar os princípios da Bioeconomia Circular.

read more
BCSD Portugal junta-se à iniciativa mundial Call on Carbon

BCSD Portugal junta-se à iniciativa mundial Call on Carbon

Foi lançada hoje a Call on Carbon, uma iniciativa global conjunta Climate Leadership Coalition, Haga Initiative e Skift Business Climate Leaders da qual o BCSD Portugal é parceiro e signatário, a par do Corporate Leaders Group Europe e da CER – Sustainable Business Network, com o objetivo de aumentar os investimentos climáticos e a tarifação do carbono.

read more

Leia as notícias online. Por um desenvolvimento sustentável.