Smart Waste Portugal
23 Jul 2015

Portugal tem potencial para cumprir as metas nacionais do setor dos resíduos e para tirar partido a nível internacional, só nos falta orientar a competitividade para a eficiência na gestão de recursos e perceber que o ambiente é uma oportunidade de negócio para todos os setores da economia”, afirmou o Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, na sessão de lançamento do Smart Waste Portugal – Business for Development (SWP).

A nova associação que tem como objetivo primordial gerar negócio e criar riqueza, tem como metas o desenvolvimento e implementação de uma estratégia que fomente a transição de uma economia linear para uma economia circular, baseada num modelo de desenvolvimento sustentável e nos princípios de uma economia verde, que garanta a eficiência na utilização de recursos, assente numa economia de baixo carbono e no combate à erosão dos recursos naturais.

Tendo como máxima “o resíduo como um recurso”, o setor dos resíduos nasce no contexto da economia circular e quer assumir uma importância vital na transição para este modelo, ao ser mentor de abordagens inovadoras que se traduzam no desenvolvimento de novas eficiências e numa maior reciclabilidade dos materiais”, confirmou Aires Pereira, Presidente da Direção do Smart Waste Portugal, em representação da LIPOR.

Uma das primeiras ações do SWP, que já está em curso, é um estudo sobre o setor dos resíduos em Portugal pela Augusto Mateus & Associados, Sociedade de Consultores. “A economia circular permite às empresas um aumento de competitividade pela via da maior produtividade dos materiais e, consequente, menor custo”, defendeu o economista Augusto Mateus no evento.

O SWP é uma plataforma que agrega empresas públicas e privadas provenientes da cadeia de valor do setor dos resíduos – produção, recolha, transporte, valorização e deposição – todo o tipo de empresas, instituições científicas e de investigação e universidades. O BCSD Portugal é membro dos órgãos sociais do SWP.

FOTOGRAFIAS DO EVENTO

Partilhe este artigo

Links relacionados

+ Notícias

BCSD Portugal lança Guia do CEO para a Bioeconomia Circular

BCSD Portugal lança Guia do CEO para a Bioeconomia Circular

O BCSD Portugal lançou o Guia do CEO para a Bioeconomia Circular, que visa dar aos líderes empresariais uma compreensão do conceito e das oportunidades que a Bioeconomia Circular tem para oferecer ao setor privado. O reconhecimento de que o capital natural é finito obriga hoje as empresas a uma enorme e rápida adaptação das suas atividades e operação da cadeia de valor, no sentido de incorporar os princípios da Bioeconomia Circular.

read more
BCSD Portugal junta-se à iniciativa mundial Call on Carbon

BCSD Portugal junta-se à iniciativa mundial Call on Carbon

Foi lançada hoje a Call on Carbon, uma iniciativa global conjunta Climate Leadership Coalition, Haga Initiative e Skift Business Climate Leaders da qual o BCSD Portugal é parceiro e signatário, a par do Corporate Leaders Group Europe e da CER – Sustainable Business Network, com o objetivo de aumentar os investimentos climáticos e a tarifação do carbono.

read more

Leia as notícias online. Por um desenvolvimento sustentável.