Soluções para aproximar os financeiros à sustentabilidade
23 Jul 2015

A medição do valor da sustentabilidade para os negócios e a importância de atrair os gestores financeiros – quem fundamenta as decisões de investimento nas empresas – para esta área, foram os temas em debate de um recente evento exclusivo para membros do BCSD Portugal. Em trabalhos de grupos, as empresas encontraram algumas soluções que podem contribuir para acelerar o processo de aproximação dos financeiros à sustentabilidade, como por exemplo:

• Integrar metas concretas das áreas prioritárias de sustentabilidade no processo de planeamento estratégico.
• Envolver os financeiros desde o início das iniciativas de sustentabilidade.
• Implementar iniciativas de sustentabilidade que tenham impacto a médio e longo prazo.
• Conseguir quantificar o impacto das iniciativas de sustentabilidade nas finanças da empresa.
• Cruzar os objetivos do negócio com os objetivos das iniciativas de sustentabilidade e implementar as métricas de sucesso da sustentabilidade.
• Integrar os indicadores de sustentabilidade com os indicadores financeiros.
• Criar e partilhar casos de estudo.
• Analisar a gestão de risco pela lente da sustentabilidade.
• Alargar a sustentabilidade a outros departamentos.
• Desenvolver metodologias SROI (Social Return on Investment)
• Criar grupos de trabalho internos dedicados à medição da sustentabilidade e convidar os financeiros a integrá-los.

No evento, Luis Serrano, presidente da direção do BCSD Portugal, defendeu que “continuamos guiados pelo curto prazo – pelos resultados trimestrais – mas temos de fazer o exercício do longo prazo, o que nos vai obrigar ao esforço de associar números à sustentabilidade, ou seja, evidenciar que a sustentabilidade também produz resultados no longo prazo. Neste caminho, os responsáveis pela área da sustentabilidade assumem um papel determinante na motivação e envolvimento de cada vez mais pessoas dentro das empresas, em particular, os profissionais financeiros”.

A pensar no público-alvo dos gestores financeiros, nos profissionais com responsabilidade em planos de investimento e de negócio e nos profissionais envolvidos na área de medição de impactos, o BCSD Portugal lançou o Future Leaders, um programa de desenvolvimento profissional e de liderança focado no business case para a sustentabilidade, que tem como objetivo estimular as empresas a medir o impacto ambiental e social. O Future Leaders vai decorrer a partir de Outubro de 2015.

FOTOGRAFIAS DO EVENTO

Partilhe este artigo

Links relacionados

+ Notícias

BCSD Portugal lança Guia do CEO para a Bioeconomia Circular

BCSD Portugal lança Guia do CEO para a Bioeconomia Circular

O BCSD Portugal lançou o Guia do CEO para a Bioeconomia Circular, que visa dar aos líderes empresariais uma compreensão do conceito e das oportunidades que a Bioeconomia Circular tem para oferecer ao setor privado. O reconhecimento de que o capital natural é finito obriga hoje as empresas a uma enorme e rápida adaptação das suas atividades e operação da cadeia de valor, no sentido de incorporar os princípios da Bioeconomia Circular.

read more
BCSD Portugal junta-se à iniciativa mundial Call on Carbon

BCSD Portugal junta-se à iniciativa mundial Call on Carbon

Foi lançada hoje a Call on Carbon, uma iniciativa global conjunta Climate Leadership Coalition, Haga Initiative e Skift Business Climate Leaders da qual o BCSD Portugal é parceiro e signatário, a par do Corporate Leaders Group Europe e da CER – Sustainable Business Network, com o objetivo de aumentar os investimentos climáticos e a tarifação do carbono.

read more

Leia as notícias online. Por um desenvolvimento sustentável.