BE@T – Bioeconomia no Têxtil

e Vestuário

Entidades Financiadoras

O projeto

A moda é uma das indústrias humanas mais sedutoras, mas também das mais frenéticas, poluentes e consumistas. Tem uma responsabilidade particular e a necessidade acrescida de criar alternativas e soluções para um a construção de novo paradigma, um sistema que procure otimizar os recursos o melhor possível, sejam matérias-primas, energia ou água, e repensar os seus produtos, sejam roupa, acessórios ou calçado. Deve, por isso, alimentar círculos produtivos saudáveis e estimular a economia circular, os seus produtos e serviços devem forcar-se sempre na qualidade e durabilidade, produzidos em pontos geograficamente próximos e em materiais seguros e confiáveis, reciclados e recicláveis, assegurando condições dignas de trabalho. Para uma indústria mais forte e resiliente, mais humana e com futuro.  

Apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a indústria têxtil nacional vai investir 138 milhões de euros na bioeconomia sustentável, procurando a mudança de paradigma no setor e a criação de produtos de alto valor acrescentado a partir de recursos biológicos, em alternativa às matérias de origem fóssil.

Liderado pelo CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal), o projeto BE@T envolve um consórcio de 55 promotores, entre empresas, universidades, centros tecnológicos e outras entidades, que trabalham em parceria no desenvolvimento de novas matérias-primas, tecnologias e equipamentos de fabrico e processamento, bem como na capacitação de todos os stakeholders envolvidos e na comunicação mais ampla à sociedade.

O projeto terá a duração de 3 anos, estando a sua conclusão prevista para dezembro de 2025.

Objetivos

  • Criar novos produtos e materiais têxteis rastreáveis, a partir de matérias-primas de origem biológica, renovável (incluindo floresta, resíduos agroindustriais e fibras naturais alternativas), com as melhores credenciais ambientais e sem afetar os seus níveis de performance;
  • Desenvolver tecnologias e processos de produção e acabamento avançados e sustentáveis;

  • Explorar abordagens inovadoras de eco-design e eco-engenharia, para garantir a circularidade de todos os produtos têxteis;

  • Promover o uso/reutilização, recolha e reciclagem de têxteis, modelos de negócio económicos e parcerias estratégicas, bem como políticas regionais eficazes, para implementar cadeias de valor têxteis circulares, sustentáveis e económicas;

  • Contribuir para uma cultura de sustentabilidade e de consumo responsável, informando e envolvendo consumidores, agentes da cadeia têxtil, marcas e outros stakeholders relevantes;

  • Contribuir para a geração e consolidação de uma Fileira Nacional da Indústria Têxtil e Vestuário verdadeiramente inovadora, sustentável e circular.

O Papel do BCSD Portugal

Formação

No âmbito do be@t, a oferta formativa do BCSD Portugal é aberta a profissionais e a colaboradores de empresas a operar no setor do têxtil e vestuário, com diferentes níveis de conhecimento e de maturidade em matéria de sustentabilidade. Estes são os tópicos abordados nas formações:

 

  • Introdução à Bioeconomia
  • Introdução ao Reporte de Sustentabilidade na ITV
  • Marketing e Comunicação para a Sustentabilidade Empresarial na ITV
  • Comunicação de Marcas de Moda para a Sustentabilidade
  • Sustentabilidade Empresarial na ITV (Beginners)
  • Introdução ao Shared Value na ITV
  • Introdução às Finanças Sustentáveis
  • O Pilar Social na ITV

Inovação

Com o objetivo de revitalizar o setor do têxtil e vestuário, e apoiá-lo na transição para a bioeconomia, o BCSD Portugal desenvolve dois programas de inovação que promovem a colaboração entre pequenas e médias empresas e novos talentos, através de formação, mentoria e workshops.

      beat by be@t Ideação

      Procura estimular a criatividade de designers de moda para o desenvolvimento de soluções sustentáveis potenciadas pela colaboração multidisciplinar. Convida-os a criar ideias e produtos que visem solucionar desafios identificados pelas empresas, com foco na valorização de desperdícios têxteis e na circularidade do design.

       

      beat by be@t Aceleração

      Procura incentivar a inovação colaborativa entre os vencedores do beat by be@t Ideação e empresas do setor que se juntam, durante sete meses, para a criação de projetos-piloto de cariz sustentável e circular. Durante o programa, as equipas têm acesso a mentoria personalizada, formações em matéria de sustentabilidade, webinars temáticos e acompanhamento individual pelo BCSD Portugal e a ModaLisboa.

      Principais números

      Eventos de Ideação

      Projetos Têxteis Circulares

      Mentores Envolvidos

      Diários de Bordo

      Estudos de Caso

      Empresas Participantes

          Outras atividades

          Adicionalmente, o BCSD Portugal está envolvido nas seguintes atividades:

          Ações de Comunicação

          Campanhas de sensibilização em Eco-Design e Eco- Engenharia e campanhas de promoção do índice de sustentabilidade têxtil (2023-2025).

          Pacto Setorial

          Implementação de um pacto para a Bioeconomia na indústria têxtil que desafia as empresas do setor a alinhar-se num conjunto de objetivos e plano de ação comuns (2025);

          Estudos de Caso

          Desenvolvimento de estudos de caso sobre boas práticas sustentáveis no STV (Setor Têxtil e Vestuário) a nível internacional.
          Saber Mais

          Para saber mais informações do projeto contacte o BCSD Portugal